A curiosidade já deixava a pequena Ana Maria Cardoso Álvares na pontinha dos pés espiando as panelas da mãe, Tonica, de quem herdou o dom de cozinhar. Mas foi nos últimos anos do colégio, que ela aprendeu a culinária trivial na extinta Escola de Educação Familiar Maria Adelaide. Anos depois, em 1976, recém-casada, Aninha foi ser dona da própria casa na Filadélfia, Estados Unidos.
Imersa nas novidades e praticidades norte-americanas, começou a preparar seus primeiros pratos para o então recém-casado e companheiro, o arquiteto Carlos Eduardo Comas. Com o incentivo do marido, nascia ali a cozinheira Aninha Comas.
Dois anos depois voltou ao Brasil, certa de que seu lugar era entre temperos e aromas. Misturando simplicidade com sabores e praticidade com delicados e cuidadosos toques pessoais. Foi assim que ela ganhou o reconhecimento dos gaúchos com seus pratos simpáticos exibidas no extinto e inovador Guaíba Feminina e nos seus livros de receitas. Da mesma forma que reuniu ao seu redor diferentes gerações de alunos em seus disputados cursos de culinária na sua casa.
A Empresa
Ao lado da sua irmã Laura Álvares, Aninha abriu em 1982 sua loja de comidas congeladas na rua Marquês do Herval, referência no Estado por seu pioneirismo e sabor.
Ciente do desafio que era congelar alimentos e garantir que eles continuassem gostosos e não perdessem a qualidade e o sabor caseiro, Aninha sempre foi atenta e atualizada, aperfeiçoando processos e modernizando equipamentos e a estrutura. Depois da mudança para a Artur Rocha, sem tirar o pé da cozinha ou perder o prazeroso convívio com a clientela amiga, ela está passando o bastão da administração, que sempre capitaneou ao lado de Laura, para a nova geração: sua filha, Maria Eduarda Comas e o marido, David Guaspari Barreto.
A família, que sempre teve protagonismo na vida da terceira filha de nove irmãos, também seguiu potente na rotina profissional das duas irmãs. Muitos pratos têm receitas quase originais da matriarca Vó Tônica. A filha, Maria Eduarda, hoje também é sócia. O genro David, é quem gerencia toda a operação de produção. O marido, o arquiteto Carlos Eduardo Comas, de quem herdou o apropriado sobrenome, fez o moderno projeto da nova sede. O talentoso irmão fotógrafo Tonico Álvares assina as fotos. Não é diferente no coração pulsante da empresa: a cozinha. Onde várias famílias já passaram e muitas ainda fazem parte dessa história como colaboradores. São funcionárias irmãs, marido e mulher, mãe e filha…
E eu, a primeira sobrinha dessa agitada grande família não abro mão de contar a bonita história de trabalho e afeto das minhas tias e prima. Já que a conheço tão bem e tão de perto.
Mariana Bertolucci
Jornalista e sobrinha